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Ementa e Plano de Ensino

Plano de Ensino

Curso: Pedagogia                                                                                 Série: 1º

Disciplina: História da Educação                                                   Ano: 2011

Docente: Welington Fernandes de  Lima                    Carga Horária: 80h

Ementa:

Mostrar o surgimento de sistemas educacionais para a manutenção das relações de dominação e poder nas sociedades da antiguidade oriental refletidos na construção do pensamento educacional do oriente medieval até a modernidade.

Função da disciplina:

A Disciplina de História da Educação, tem por finalidade proporcionar ao universitário a compreensão  investigativa de como a construção dos saberes surgiu e mostra a evidencia de fundamentos que pode ser usada para a manutenção do poder e das relações de dominação social. Sendo de vital importância que este universitário rompa  paradigma (modelo de dominação social), e promova em sua prática docente uma investigação que liga os tempos e proporcionando  na vida de seus alunos uma construção de novos saberes, formando assim cidadãos críticos e conscientes de seu papel social.

Objetivos:

  • Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão  desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos.
  • Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados e informações historiográficas, bem como comunicar dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito.
  • Estabelecer relações, em diferentes períodos históricos, entre as fundamentos  da educação com ferramenta para a dominação de povos e culturas.

Objetivos específicos :

1.  Investigar a Origem do Saber e da Escrita

Mostrar aos acadêmicos  os conceitos, características, importância, contribuições e fatores relevantes do processo de construção do saberes.

2. Comparar as Fases da História da Educação

Despertar nos acadêmicos o interesse investigativo e comparativos das varias fases da educação desde a  primitiva  até a educação medieval.

3.  Mostrar os primórdios da educação no Brasil e suas reformas

Buscar junto com os acadêmicos a historicidade educacional brasileira desde os jesuítas até a educação Nova.

4. Revelar os principais  métodos da Educação Nova e seus fundamentos.

Levar os acadêmicos a investigar as instituições e os métodos aplicados pela escola nova e o reflexo do humanismo, positivismo e o construtivismo no processo educacional brasileiro.

Procedimentos Metodológicos:

O processo de aprendizagem dos acadêmicos será mediado por:

  • Aulas expositivas;
  • Leituras e Trabalhos em Grupos;
  • Filmes;
  • Seminários;
  • Interpretação e discussão de textos e estudos de casos.

Avaliação:

Será adotado, fichamento de livro,  relatório de  filme, trabalho de pesquisa,  provas discursivas e de múltipla escolha e/ou mista.

Bibliografia Básica:

MANACORDA, Mario A. Educação da Educação. 12ª Ed. São Paulo: Cortes, 2006.

PONCE, Aníbal, Educação de Luta de Classe. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2002.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

Bibliografia Complementar:

GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Historia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MONROE, PAUL. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO São Paulo: NACIONAL, 1939.

BOWMAN , Alan K. e WOOLF, Greg. Cultura escrita e poder no mundo antigo. São Paulo: Átiva, 1998.

BAKHTEM, Milhail. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de Françoi Rabelasis. São Paulo: Ed. Da Universidade de Brasilia, 1987.

DUBY, Giorges (org.). História da Vida Privada: da Europa Feudal a Renascença. São Paulo: Cia da Letras, 1990.

PERROT, Michelle (org). História da Vida Privada: da Revolução a 1ª guerra.. São Paulo: Cia das Letras, 1991.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989.

GILES, T. Ransom. Idade Média: o que não nos ensinaram. Rio de Janeiro: Agir,, 1979.

PENOUD, Régine. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989.

REVISTA PERIÓDICA: Nova Escola, Fundação Vitor Costa. Editora Abril.

Curso: Pedagogia                                                                                 Série: 2º

Disciplina: História da Educação II                                                   Ano: 2011

Docente: Welington Fernandes de  Lima                    Carga Horária: 80h

Ementa:

Mostrar a origem e evolução da educação básica e superior no Brasil nas suas dimensões histórica – social – pedagógica. Influencia da educação do mundo contemporâneo no Brasil, a concepção do ensino público e privado.

Função da disciplina:

A Disciplina de História da Educação II, tem a função de  proporcionar ao universitário a compreensão  das práticas pedagógicas na  educação brasileira em seus diversos momentos, sendo eles críticos ou não; de caráter ideológico, liberal, realista e laico.

Objetivos:

A disciplina tem como finalidade refletir sobre o papel da escola e da escolarização na sociedade brasileira, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão crítica das atuais propostas inovadoras para a educação básica e a formação universitária em nosso país. No curso da disciplina, objetiva-se que os acadêmicos desenvolvam a capacidade de:

  • Identificar  práticas pedagógicas, em suas dimensões históricas e sociológicas, viabilizando assim a analise para um escola cidadã.
  • Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas a elas, desenvolvendo as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados e informações, bem como interdisciplinar com outras disciplinas os dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito.
  • Estabelecer relações em diferentes períodos históricos, entre a configurações da educação escolar e a sociedade em que se encontra inserida, projetando os saberes para uma escola cidadã.

Objetivos específicos :

  1. Investigar a origem da educação escolar Brasileira;
  • Mostrando a contribuição dos jesuitas na construção dos saberes em terras brasileiras.
  • Identificando as diferentes ações educativas junto aos colonos, indígenas e a própria corte.
  • Mostrando as reformas educacionais até a segunda metade do século XIX.
  • Pesquisando os diversos pensadores educacionais.
  • Refletindo sobre a formação docente e suas práticas e condições de trabalho
  • Pesquisando as políticas educacionais e seus resultados práticos.
  • Refletindo a redemocratização e na construção de saberes para uma escola cidadã.
  1. Comparar o processo de escolarização.
  1. Refletir sobre o pensamento pedagógico e a formação as condições do magistério;
  1. Identificar as políticas educacionais, os  processos de escolarização e as transformações educativas;

Procedimentos Metodológicos:

O processo de aprendizagem dos acadêmicos serão mediados por:

  • Aulas expositivas;
  • Leituras e Trabalhos em Grupos;
  • Filmes;
  • Seminários;
  • Interpretação e discussão de textos e estudos de casos.

Avaliação:

Será adotado, relatório de livros ou filmes, trabalho de pesquisa e provas discursivas e de múltipla escolha e/ou mista.

Bibliografia Básica:

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. Historia da Educação Brasileira: A Organização Escolar. 1ª Ed. Campinas SP. Autores Assocoados.1978.

MANACORDA, Mario A. Educação da Educação. 12ª Ed. São Paulo: Cortes, 2006.

PONCE, Aníbal, Educação de Luta de Classe. 18ª Ed. São Paulo: Ática, 2002.

Bibliografia Complementar:

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

GILES, T. Ransom. História da Educação. São Paulo E.P.U, 1987.

GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Historia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira, História da Educação no Brasil. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989.

XAVIR, Maria Elizabete . História da educação: A escola no Brasil. SÃO PAULO: FTD, 1994.

MONROE, PAUL. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO São Paulo: NACIONAL, 1939.

REVISTA PERIÓDICA: Nova Escola, Fundação Vitor Costa. Editora Abril.


One Comment leave one →
  1. iraci permalink
    9 de dezembro de 2010 12:30 pm

    Talvez fosse interessante a partilha de filmes, poesias e outros recursos que contribuisse para compreensão dos conteúdos da disciplina.

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